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Como ser um bom pendura

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Como ser um bom pendura  Empty Como ser um bom pendura

Mensagem por Lady RR Seg 13 Set 2010 - 13:45

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do Mototurismo que é o/a Pendura.

Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do Pendura é pouca:
O Pendura é "carne morta", (configurativo, porque não existe um outro termo gramático mais apropriado! :-)
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.

Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.

3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das rectas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”

4. O Pendura é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de portagens.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipe.

6. O Pendura pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a coluna muda de nome.

9. Não adormecer nunca.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.

13. O Pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (o exemplo nas auto-estradas alemãs, claro), não se deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
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Mensagem por salvadinha Seg 13 Set 2010 - 18:54

tu es uma boa pendura!
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Mensagem por Lady RR Seg 13 Set 2010 - 18:57

e tu um bom condutor Razz

adoro fazer a serra contigo man Twisted Evil
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Mensagem por salvadinha Seg 13 Set 2010 - 18:57

so se faz bem com uma boa pendura km tu Twisted Evil
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Mensagem por Edgar_Oliveira Seg 13 Set 2010 - 19:02

realmente a parte do olhar para o velocimentro e dar socos e apertoes é que tem de acabar.

acho que vou começar a por fita cola na parte dos kms, pois raramente para la olho e evito talvez isso.

ainda ontem ia a 180 ela ia la aconchegada atrás sem se queixar, mal reduzi para os 160, mexeu-se para ver e começou a dar pancada, acho que vou começar a andar sempre a 180/200 assim ao menos n se consegue mexer para ver a velocidade. Twisted Evil
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Mensagem por TDR 250 Ter 14 Set 2010 - 15:28

Epá agora vejo porque isso não me acontece, as minhas máquinas não andam, arrastam-se!
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Mensagem por Lady RR Ter 14 Set 2010 - 22:06

TDR 250 escreveu:Epá agora vejo porque isso não me acontece, as minhas máquinas não andam, arrastam-se!
lol não sejas tao peximista!!!
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