Como ser um bom pendura
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Como ser um bom pendura
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do Mototurismo que é o/a Pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do Pendura é pouca:
O Pendura é "carne morta", (configurativo, porque não existe um outro termo gramático mais apropriado! :-)
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das rectas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O Pendura é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de portagens.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O Pendura pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a coluna muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. O Pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (o exemplo nas auto-estradas alemãs, claro), não se deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do Pendura é pouca:
O Pendura é "carne morta", (configurativo, porque não existe um outro termo gramático mais apropriado! :-)
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das rectas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O Pendura é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de portagens.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O Pendura pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a coluna muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. O Pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (o exemplo nas auto-estradas alemãs, claro), não se deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
Lady RR- Admin
- Mota/Modelo : 1000 rr 2004
Mensagens : 1854
Data de inscrição : 02/01/2010
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira
Re: Como ser um bom pendura
tu es uma boa pendura!
salvadinha- Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/01/2010
Idade : 40
Localização : xangai red * star
Re: Como ser um bom pendura
e tu um bom condutor
adoro fazer a serra contigo man
adoro fazer a serra contigo man
Lady RR- Admin
- Mota/Modelo : 1000 rr 2004
Mensagens : 1854
Data de inscrição : 02/01/2010
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira
Re: Como ser um bom pendura
so se faz bem com uma boa pendura km tu
salvadinha- Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/01/2010
Idade : 40
Localização : xangai red * star
Re: Como ser um bom pendura
realmente a parte do olhar para o velocimentro e dar socos e apertoes é que tem de acabar.
acho que vou começar a por fita cola na parte dos kms, pois raramente para la olho e evito talvez isso.
ainda ontem ia a 180 ela ia la aconchegada atrás sem se queixar, mal reduzi para os 160, mexeu-se para ver e começou a dar pancada, acho que vou começar a andar sempre a 180/200 assim ao menos n se consegue mexer para ver a velocidade.
acho que vou começar a por fita cola na parte dos kms, pois raramente para la olho e evito talvez isso.
ainda ontem ia a 180 ela ia la aconchegada atrás sem se queixar, mal reduzi para os 160, mexeu-se para ver e começou a dar pancada, acho que vou começar a andar sempre a 180/200 assim ao menos n se consegue mexer para ver a velocidade.
Edgar_Oliveira- Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Mensagens : 504
Data de inscrição : 13/01/2010
Idade : 35
Localização : Lagoinha (Palmela-Pinhal Novo)
Re: Como ser um bom pendura
Epá agora vejo porque isso não me acontece, as minhas máquinas não andam, arrastam-se!
TDR 250- Mota/Modelo : Yamaha TDR250, Honda minitrail, Honda Monkey, Honda CD50, Vespa 180 Super Sport, Vespa 150 Super, Lambretta 150 DL, Zundapp XF 17........
Mensagens : 13
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Localização : Cabeço Verde
Re: Como ser um bom pendura
lol não sejas tao peximista!!!TDR 250 escreveu:Epá agora vejo porque isso não me acontece, as minhas máquinas não andam, arrastam-se!
Lady RR- Admin
- Mota/Modelo : 1000 rr 2004
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