Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras de condução em grupo

4 participantes

Ir para baixo

Regras de condução em grupo Empty Regras de condução em grupo

Mensagem por Lady RR Seg 13 Set 2010 - 13:49

REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

1.Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.

2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.

3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.

4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.

5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.

6 Antecipar as manobras

No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.

7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.

8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.

9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.

10. Uma bóia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.

retirado de "clubepaneuropean.org"

Há que REFORÇAR a vigilância da rectaguarda e há que assegurar a elaboração de lista onde se refira

- Nome, nickname
- Telemóvel
- Moto marca/modelo (para observação visual à passagem )
- Observações pertinentes (se tem alguma necessidade ou problema em especial, como dores por exemplo)

Nos cruzamentos haver alguém bloquar os cruzamentos à passagem para manter o grupo unido, mas EM GRUPOS DE PESSOAS QUE JÁ SE CONHECEM o mais simples (evita que sempre o mesmo tenha que retomar a cabeceira em arranques que para além do consumo implicam alguns riscos) e justo (para não ser sempre o mesmo) é:

- Na FRENTE vai quem sabe o caminho,
- Em ULTIMO vai mais um que sabe o caminho,
- O SEGUNDO do grupo fecha o cruzamento e quando o grupo passa assume a PENÚLTIMA posição. No cruzamento seguinte será novamente o (novo) SEGUNDO a bloquear o cruzamento.

Em grupos onde haja NOVATOS ou pessoas pouco habituadas a passeios é costume estes ficarem no MEIO do grupo, ficando na frente e na traseira pessoas mais experientes. Em qualquer caso o PRIMEIRO e o ULTIMO são elementos chave, pois um lidera o grupo e o ultimo zela para que ninguém fique para trás mas sabendo o caminho caso seja necessário retomar o grupo.

É importante o posicionamento na estrada. Se formos todos em filinha pirilau só conseguimos ver o de trás, mas se formos numa posição como esta:

Regras de condução em grupo Grupo1kz8

Conseguimos ver bem mais para trás. E só temos que nos posicionar no lado posto ao que o da frente vai. Se este mudar, nós mudamos também.

É igualmente importante seguir a regra do "Quando abastece um, abastecem todos".

Estou acostumado em andar em grupo com motards que conheço e não conheço, se respeitarem estas REGRAS será uma viagem ou passeio agradável e sem sobressaltos.




Fonte:www.motardsportugal.com
Lady RR
Lady RR
Admin

Mota/Modelo : 1000 rr 2004
Mensagens : 1854
Data de inscrição : 02/01/2010
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de condução em grupo Empty Re: Regras de condução em grupo

Mensagem por Edgar_Oliveira Seg 13 Set 2010 - 19:05

mt bom... já tinha lido mas nunca é de mais relembrar, ainda para mais a poucos dias do EN do cbr.
Edgar_Oliveira
Edgar_Oliveira

Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Mensagens : 504
Data de inscrição : 13/01/2010
Idade : 35
Localização : Lagoinha (Palmela-Pinhal Novo)

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de condução em grupo Empty Re: Regras de condução em grupo

Mensagem por Zebrada Ter 14 Set 2010 - 8:10

Por acaso em grupo tento andar sempre assim
Zebrada
Zebrada
Admin

Mota/Modelo : Honda CBR600RR 2007 Zebra
Mensagens : 366
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 38
Localização : Baixa da Banheira

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de condução em grupo Empty Re: Regras de condução em grupo

Mensagem por TDR 250 Ter 14 Set 2010 - 15:18

As regras são boas, mas na prática muito pouco desse conteúdo se aplica e por isso muitas vezes apanha-mos grandes sustos.
TDR 250
TDR 250

Mota/Modelo : Yamaha TDR250, Honda minitrail, Honda Monkey, Honda CD50, Vespa 180 Super Sport, Vespa 150 Super, Lambretta 150 DL, Zundapp XF 17........
Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/09/2010
Localização : Cabeço Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de condução em grupo Empty Re: Regras de condução em grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos